AS QUATRO REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS 20/11/2018


Bom dia estimados alunos e futuros gestores da nação.

Que orgulho ver o esforço de cada um de vocês se dedicando para construir seu próprio conhecimento sobre a Revolução Industrial.

Para contribuir ainda mais com sua aprendizagem apresento na sequência um breve resumo sobre as 4 Revoluções Industriais. A última revolução terá uma postagem a parte.

Vamos lá..... partiu????

Nos primórdios da presença humana na Terra, as modificações que o homem produzia eram muito pequenas para o olhar atual mas de grande expressão para a experiência da época, sobretudo, antes do desenvolvimento da atividade agrícola. No decorrer da história da humanidade, com o crescimento populacional e com o desenvolvimento de novas técnicas, o domínio de novas tecnologias e os novos instrumentos de produção, as intervenções nas paisagens foram sendo cada vez mais intensas e amplas.
Nesse sentido, um marco na relação sociedade-natureza e no estabelecimento de novas formas de produção.   
As transformações ocorridas nas revoluções industriais representam bem o avanço dos processos tecnológicos da humanidade. A invenção da eletricidade, o advento da informática, internet e sistemas automatizados e digitais, tudo isso tem um papel de grande importância na modernização produtiva. Por isso, quando tratamos da revolução industrial 4.0, observamos o maior nível já alcançado da automatização industrial e visível crescimento da eficiência da produção. 

Então.... a primeira Revolução Industrial aconteceu com a descoberta do ferro e do carvão. Com isso estradas de ferro foram construídas e o trem foi inventado. O conceito transporte talvez tenha ganhado outro significado e esta primeira Revolução Industrial marcou o mundo.
A primeira delas teve início na Inglaterra, em meados do século XVIII. O principal marco do período foi o desenvolvimento da máquina à vapor, fato que proporcionou um aumento na eficiência na produção têxtil.
Esse processo trouxe modificações significativas na economia e na sociedade, que se tornaram mais complexas, e, por consequência, no espaço geográfico: aumentou a quantidade de profissões, de mercadorias produzidas, de unidades de produção (as fábricas); as cidades passaram a crescer, em alguns casos, num ritmo bastante acelerado; o campo conheceu um processo de mecanização; foram estruturadas ferrovias, que aumentaram a capacidade de circulação de mercadorias e pessoas, além de terem agilizado o transporte; a necessidade por matérias-primas agrícolas e minerais ampliou-se significativamente e, em decorrência disso, muitos povos foram explorados, sobretudo no continente africano.
Imagem relacionada
A segunda Revolução Industrial marca a descoberta da energia elétrica e do uso do petróleo como combustível. Não é nem necessário dizer o impacto que tais descobertas trouxeram ao mundo em diversos aspectos. Não é possível se pensar em demais avanços sem falar em energia e combustível.
Na Segunda Revolução Industrial, entre meados do século 19 e meados do século 20, diversos inventos passaram a ser produzidos e comercializados: automóvel, telefone, televisor, rádio, avião.

Essas situações de avanço tecnológico contínuo e modernização de equipamentos e produtos podem contribuir para que as pessoas desvalorizem o que não é moderno, inclusive, as sociedades que têm uma grande riqueza cultural, nas quais a criatividade humana está presente de forma marcante, como nas diversas sociedades indígenas que habitam o Brasil
Perceba que na segunda grande revolução, podemos observar avanços tecnológicos com a utilização mais desenfreada da eletricidade, além da ampla utilização de fontes de combustíveis fósseis.
Resultado de imagem para segunda revolução  industrial
Já a terceira Revolução Industrial é a revolução tecnológica. A Internet, e principalmente a WWW, globalizou o mundo. Muito antes já se falava em globalização, mas percebo que a verdadeira globalização aconteceu com os avanços tecnológicos que ligaram os países, e com o uso da Internet excluiu, ou pelo menos mudou, o conceito de distância.   

Agora, o engraçado é que a terceira Revolução Industrial ainda está sendo construída e já temos uma quarta Revolução Industrial.
Nesta terceira Revolução Industrial organizações, e os profissionais que trabalham dentro das organizações, precisam saber lidar com a informação disponível. Devem saber separar o que é relevante do que não é. Devem ser capazes de tomar a decisão de forma rápida. Não existe presente, existe apenas passado e futuro. O presente é apenas um rápido momento onde o que era futuro virou passado. Organizações devem pensar sempre à frente, pensar o hoje é na verdade estar atrasado, estar no passado.
Resultado de imagem para terceira revolução  industrial

Diante desse resumo sobre a Revolução Industrial pesquise sobre a Quarta Revolução Industrial e descreva suas principais características (ao menos 10).
Em seguida pesquisa 10 transformações tecnológicas que representam esta revolução e explique cada uma delas.
Resultado de imagem para quarta revolução  industrial
Bacana, não???
Bora aprender mais e construir seu conhecimento de História mediado pelas Tecnologias Digitais.

Professor Cleber Bianchessi

Nenhum comentário: