Mudança e transformação social com a Revolução Industrial - 13/11/2018.

Olá meus nobres e estimados alunos.
após revisar o conteúdo em sala de aula com auxílio do livro didático vamos aprender um pouco mais sobre a Revolução Industrial percebendo-a como parte de um processo mais amplo de desenvolvimento econômico e social.,

Vamos aprender um pouco mais sobre: 
  • Transição do feudalismo para o capitalismo.
  • Desenvolvimento das manufaturas na Inglaterra.
  • Cerceamentos: expulsão dos camponeses das terras e sua consequente transformação em mão-de-obra fabril.

Estratégias e recursos da aula
INTRODUÇÃO:

É importante destacar que a Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra integra o conjunto das "Revoluções Burguesas" do século XVIII, responsáveis pela crise do Antigo Regime, na passagem do capitalismo comercial para o industrial. Os outros dois movimentos que a acompanham são a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa, que sob influência dos princípios iluministas, assinalam a transição da Idade Moderna para Contemporânea. A Revolução Industrial significou a substituição da ferramenta pela máquina, e contribuiu para consolidar o capitalismo como modo de produção dominante. Esse momento revolucionário, de passagem da energia humana para motriz, é o ponto culminante de uma evolução tecnológica, social, e econômica, que vinha se processando na Europa desde a Baixa Idade Média.

DESENVOLVIMENTO:

Pesquise os temas abaixo e faça 1 postagem de cada tema, ou seja, você fará 4 postagens com suas próprias palavras.

Ah não esqueça de colocar seu nome e número.

 


  • TEMA 1 - Os motivos do pioneirismo industrial inglês. Neste tópico, os alunos irão listar os fatores responsáveis para que a Inglaterra fosse o primeiro país a se industrializar.

  • TEMA 2 - A separação entre capital e trabalho. Aqui, a pesquisa dos alunos objetiva caracterizar como ocorreu a divisão de funções nas fábricas, com ênfase na separação do trabalhador de suas ferramentas de trabalho.

  • TEMA 3 - Consolidação do trabalho assalariado. Os alunos irão apontar as características do trabalho assalariado, acrescentando uma análise comparativa entre o trabalho assalariado e a mão-de-obra camponesa do período.

  • TEMA 4 - Surgimento de uma nova classe social: o proletariado. É importante, neste tópico, que os alunos busquem informações sobre esse novo grupo social: Como ele surge? Quais as suas condições de vida? Como eram suas moradias? Resultado de imagem para www.imagens da revolução industrial
Cada tema será desenvolvido a partir da consulta nos links listados a seguir. Durante a pesquisa nos links os alunos vão retirar dos textos os elementos centrais necessários ao tema que cada grupo está trabalhando. Após a coleta dos dados eles irão escrever, com suas próprias palavras, textos em formato de reportagens para serem colocados no blog sobre aprendizagem de História mediado pelas tecnologias educacionais.

http://www.suapesquisa.com/industrial/


https://www.webartigos.com/artigos/revolucao-industrial-na-inglaterra/3703


http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial


http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/revolucao-industrial/revolucao-industrial.php


https://www.sohistoria.com.br/resumos/revolucaoindustrial.php


https://www.todamateria.com.br/revolucao-industrial/


https://www.infoescola.com/historia/revolucao-industrial/


https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-foi-revolucao-industrial.htm

Bom estudo a todos.
Att
Professor Cleber Bianchessi