REVOLUÇÃO INDUSTRIAL


Seja bem vindo ao blog Ensino de História Mediado por Tecnologias Digitais

Vamos construir o conhecimento de história mediado pelas Tecnologias Digitais?

Então vamos lá.....

Primeiramente gostaria de registrar que o antes da Revolução Industrial os produtos eram feitos manualmente e, no máximo com a ajuda de máquinas simples. ... Essa produção era feita em oficinas que funcionavam na própria casa do artesão que comandava todo o processo, desde a matéria-prima até a comercialização do produto finalizado.


Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.

Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.

Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.


Muito bem.....

para direcionar e facilitar a construção do seu conhecimento sobre este tema tão importante na história da humanidade, sugiro que elabore 10 dúvidas ou curiosidades em forma de pergunta que você possa ter sobre a Revolução Industrial. 

Após construir estas perguntas poste no blog.

Aguarde o próximo estágio e novas orientações do professor.
 
Vamos lá.....

Mãos à obra.......

Bons estudos.......

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 15/03/2019 - 3º D TARDE CEPMAT



Revolução Industrial
Mas, o que significa Revolução?
Revolução é uma palavra com origem no latim revolutione, que significa ato ou efeito de revolver ou revolucionar. Pode ter vários significados aplicados a várias áreas diferentes, podendo ser sinônimo de revolta ou de um movimento giratório.
Uma revolução é alteração violenta nas instituições políticas de uma nação.
É uma mudança radical dentro de uma sociedade, que ocorre no contexto político, econômico, cultural e social, onde é estabelecida uma nova ordem, que é instituída pelas forças políticas e sociais vencedoras. Fonte: www.significados.om.br

E industrial: o que significa?
 Industrial deriva-se da palavra "indústria", que tem como significado o trabalho maquinário ou humano que, através do trabalho transforma matéria-prima em outros produtos para fins comerciais ou não. Fonte: www.dicionarioinformal.com.br
 Ou ainda pode ser compreendido como algo “que se refere ou diz respeito à indústria, ao conjunto de atividades econômicas que visam a transformação de matéria-prima em produtos ou em bens de produção para o consumo. Fonte: www.dicio.com.br
Podemos também compreender que um produto Industrializado é aquele que foi produzido com o auxílio de uma indústria.  

Pois bem, estimado aluno. Diante do exposto podemos dizer que a Revolução Industrial foi um processo de grandes transformações econômico e sociais que começou na Inglaterra no século XVIII.  
A forma como a matéria-prima era transformada em produto final para o consumo ocorria pela produção industrial que se espalhou por grande parte do hemisfério norte durante todo o século XIX e início do século XX.
Por isso, é que chamamos de Revolução Industrial o processo que levou à substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz (que move, movimento) e do modo de produção doméstico (ou artesanal) pelo sistema fabril.
Que bacana, não é? Muito importante saber mais desta Revolução para que possamos compreender mais o mundo atual que vivemos.
Então lanço a primeira atividade de modo contribuir na ampliação dos seus conhecimentos deste evento tão importante na história da humanidade. Vamos lá. Bora lá então construir nosso conhecimento histórico e pesquisar sobre os tópicos abaixo:
1.    Antes da indústria, como o homem produzia aquilo que era necessário para a sua sobrevivência e comércio?
 2.    Explique o cenário da Inglaterra na época da Revolução Industrial. Importante saber como era a sua economia, como estava composta a sociedade da época, a sua política, a disponibilidade de matérias-primas, a sua cultura, como era a disponibilidade de mão-de-obra e a condição dos trabalhadores, a relação comercial com outros países, etc.  Enfim, pesquise a situação da Inglaterra neste período.
 3.    E ainda: pesquise quais foram os fatores que favoreceram a Inglaterra para ser a pioneira nessa revolução.

Bacana não é? Muito bom saber dos acontecimentos passados e que influenciam no nosso cotidiano bem como contribuíram com a construção do conhecimento histórico.
 Desta forma, o resultado da sua pesquisa deve ser registrada em forma de texto e na sequência encaminhe para o professor Cleber no e-mail cleberbian@yahoo.com.br colocando no campo assunto seu nome completo, sua turma e número de chamada.
 Ah!! e não esqueça de redigir o texto de forma que seus colegas possam compreender pois o professor irá disponibilizá-los em seu blog sua produção e todas as pessoas do planeta que tiverem interesse conseguirão acessar.
 É um Importante detalhe para cumprir a próxima etapa. Ficou curioso? Aguarde.
 Gostou? Show de bola não é? Pode contar com a presença do professor Cleber e dos colegas para melhorar sua pesquisa.
 Então vamos arregaçar as mangas e mãos à obra?
#partiuaprenderHistória



REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 09/10/2018



Revolução Industrial
Mas, o que significa Revolução?
Revolução é uma palavra com origem no latim revolutione, que significa ato ou efeito de revolver ou revolucionar. Pode ter vários significados aplicados a várias áreas diferentes, podendo ser sinônimo de revolta ou de um movimento giratório.
Uma revolução é alteração violenta nas instituições políticas de uma nação.
É uma mudança radical dentro de uma sociedade, que ocorre no contexto político, econômico, cultural e social, onde é estabelecida uma nova ordem, que é instituída pelas forças políticas e sociais vencedoras. Fonte: www.significados.om.br

E industrial: o que significa?
 Industrial deriva-se da palavra "indústria", que tem como significado o trabalho maquinário ou humano que, através do trabalho transforma matéria-prima em outros produtos para fins comerciais ou não. Fonte: www.dicionarioinformal.com.br
 Ou ainda pode ser compreendido como algo “que se refere ou diz respeito à indústria, ao conjunto de atividades econômicas que visam a transformação de matéria-prima em produtos ou em bens de produção para o consumo. Fonte: www.dicio.com.br
Podemos também compreender que um produto Industrializado é aquele que foi produzido com o auxílio de uma indústria.  

Pois bem, estimado aluno. Diante do exposto podemos dizer que a Revolução Industrial foi um processo de grandes transformações econômico e sociais que começou na Inglaterra no século XVIII.  
A forma como a matéria-prima era transformada em produto final para o consumo ocorria pela produção industrial que se espalhou por grande parte do hemisfério norte durante todo o século XIX e início do século XX.
Por isso, é que chamamos de Revolução Industrial o processo que levou à substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz (que move, movimento) e do modo de produção doméstico (ou artesanal) pelo sistema fabril.
Que bacana, não é? Muito importante saber mais desta Revolução para que possamos compreender mais o mundo atual que vivemos.
Então lanço a primeira atividade de modo contribuir na ampliação dos seus conhecimentos deste evento tão importante na história da humanidade. Vamos lá. Bora lá então construir nosso conhecimento histórico e pesquisar sobre os tópicos abaixo:
1.    Antes da indústria, como o homem produzia aquilo que era necessário para a sua sobrevivência e comércio?
 2.    Explique o cenário da Inglaterra na época da Revolução Industrial. Importante saber como era a sua economia, como estava composta a sociedade da época, a sua política, a disponibilidade de matérias-primas, a sua cultura, como era a disponibilidade de mão-de-obra e a condição dos trabalhadores, a relação comercial com outros países, etc.  Enfim, pesquise a situação da Inglaterra neste período.
 3.    E ainda: pesquise quais foram os fatores que favoreceram a Inglaterra para ser a pioneira nessa revolução.

Bacana não é? Muito bom saber dos acontecimentos passados e que influenciam no nosso cotidiano bem como contribuíram com a construção do conhecimento histórico.
 Desta forma, o resultado da sua pesquisa deve ser registrada em forma de texto e na sequência encaminhe para o professor Cleber no e-mail cleberbian@yahoo.com.br colocando no campo assunto seu nome completo, sua turma e número de chamada.
 Ah!! e não esqueça de redigir o texto de forma que seus colegas possam compreender pois o professor irá disponibilizá-los em seu blog sua produção e todas as pessoas do planeta que tiverem interesse conseguirão acessar.
 É um Importante detalhe para cumprir a próxima etapa. Ficou curioso? Aguarde.
 Gostou? Show de bola não é? Pode contar com a presença do professor Cleber e dos colegas para melhorar sua pesquisa.
 Então vamos arregaçar as mangas e mãos à obra?
#partiuaprenderHistória



AGRADECIMENTO


Caros alunos

chegamos ao final de mais uma ano com mais conhecimento histórico.

Este ano tivemos a oportunidade de diversificar a aprendizagem de História mediada por algumas tecnologias digitais.

Lembro alguns momentos de muita aprendizagem: 

iniciamos o ano utilizando a ferramenta do livo didático.

No decorrer do processo utilizamos também o laboratório de Informática para construir o conhecimento histórico.

Lembra do podcast? 
No início alguns alunos tiveram resistência mas após um pouco de insistência e orientações do professor foi um sucesso.

Foi tão sucesso que os podcast foram apresentados numa das aulas de mestrado
deste professor pesquisador.

Ou seja, com auxílio do celular foram capazes de construir o conhecimento histórico de modo coletivo.

Para fechar com chave de ouro estudamos com a mediação do blog que foi sendo construído com a colaboração de todos os colegas.

Diante deste breve cenário de 2018 gostaria que vocês "abrissem o coração" e escrevesse um relato como foi a sua experiência destacando pontos positivos e não tão positivos. 

Sua participação vai contribuir muito com a dissertação que estou escrevendo e que em breve será publicada.

Inclua o máximo de informações que puder com bastante riqueza de detalhes.

Ah se quiser também poderá comentar a postagem dos colegas.

Enfim, desejo BOAS  FESTAS a você e seus familiares.

FELIZ 2019.

Professor Cleber Bianchessi